Protocolo de Biossegurança


PROTOCOLO BIOSSEGURANÇA BONITO 21K 2021 - CICLISMO

CONSIDERANDO a situação de emergência causada pela pandemia mundial do coronavírus (SARSCOV-2) e o cenário atual de contágio, no Brasil e no Mato Grosso do Sul,  bem como a importância da manutenção das atividades econômicas que sustentam a nossa região, elaboramos o protocolo abaixo, para realização da 7ª edição do Evento Bonito 21k. 

Ressaltando que tais medidas poderão ser abrandas ou enrijecidas de acordo com os avanços ou regressos da pandemia.  

  1. Prova de Ciclismo:   

 A segunda edição da prova de ciclismo da Bonito 21k, será na modalidade ciclismo de estrada com as seguintes características: 

1.1 Os ciclistas competem individualmente em um percurso em rodovia e com distância pré definida.
1.2 Os ciclistas largam em pelotões (grupos de ciclistas) de acordo com a modalidade e percurso escolhido. 
1.3 Durante a prova estes grupos se subdividem e percorrem o percurso de forma individual ou em pequenos grupos. Concluído o seu percurso de prova o atleta é informado da sua colocação mural de resultados e/ou pelo locutor da prova. Atletas sem colocação serão liberados, e atletas com premiação a receber farão uso da auto premiação em local determinado com distanciamento de 1,5 mts entre premiados. 

2. Prova de Corrida 

 A sétima edição da prova de corrida da Bonito 21k,  acontecerá em 4 modalidades, meia maratona, 10km , 5km e corrida kids, tendo as seguintes características: 

2.1 Os corredores competem individualmente em um percurso em rodovia e com distância pré definida
2.2 No início da tarde será realizada a prova kids, com grupos de no máximo 10 crianças por categoria, respeitando o distanciamento de 1.5 mts entre atletas na largada. A prova destinada aos adultos terá início às 16h30,  com quatro ondas com intervalo de 5 a 15 minutos entre elas respeitando o distanciamento de 1.5 mts entre atletas. 
2.3 Durante a prova estes grupos se subdividem e percorrem o percurso de forma individual. Concluído o seu percurso de prova o atleta é informado da sua colocação por SMS. Atletas sem colocação serão liberados, e atletas com premiação a receber farão uso da auto premiação em local determinado com distanciamento de 1,5 mts entre premiados;

3. Das responsabilidades 

 A biossegurança é de responsabilidade individual e coletiva, assim a organização do evento apresenta um protocolo para orientar seus colaboradores e atletas:

3.1 As inscrições e pagamentos serão 100% online no site do evento www.bonito21k.com.br 
3.2 A retirada dos kits será no Villa do Evento, na Praça da Liberdade em Bonito em local aberto, ventilado, mantendo as filas com distanciamento de 1.5 mts entres os participantes, será obrigatório o uso de máscara e para participantes e staff.  
3.3 A utilização de EPI pela equipe da organização e montagem será obrigatória: 
Montadores e Staff : Máscaras descartáveis ou de tecido 
3.4 A área de concentração e largada será delimitado e só será permitido a entrada de atletas  previamente inscritos. 
3.5 Será aferida a temperatura corporal do atleta no momento da retirada do kit e para entrada do funil de largada no dia da prova. 
3.6 O Staff também terá a temperatura aferida durante todos os dias do cronograma de trabalho, com histórico disponível a todos os interessados. 
3.7 O uso da máscara será obrigatório para o atleta no momento da largada. Seguindo a recomendação da OMS, da não utilização da máscara durante a atividade física, após 500 metros da largada serão disponibilizados espaços apropriados para descarte da máscara. Dessa forma o atleta irá correr sem máscara e irá receber uma nova máscara no retorno, juntamente com a medalha e um sache de álcool gel. 
3.8 Será disponibilizado álcool para higienização de mãos em diversos pontos estratégicos.
3.9 Todos os atletas inscritos receberão manual digital de boas práticas para evitar a contaminação.
3.10 A largada será em onda, com distanciamento de 1.5 mts entre os atletas.  Dentro do funil de largada na Rua Quinze de Novembro e na Rua Luiz da Costa leite será montada as baias com marcação  na pista ( com cal) para evitar a aglomeração dos atletas. Os Atletas largaram de acordo com a ordem da onda pré determinada e impressa no número de peito do atleta. 
3.11 Após tomar conhecimento do seu resultado, o atleta que não estiver classificado na faixa de premiação, deverá  deixar o local.
3.12 Os sanitários químicos disponibilizados também contarão com dispensers de álcool e serão higienizados com regularidade por equipe com uso de EPI. 
3.13 Os resultados serão informados através de mural de resultados  e pelo sistema de som. Não sendo necessário o comparecimento do atleta na tenda da arbitragem.
3.14 Não será permitida a entrada na área delimitada de pessoas que não irão competir.    
3.15 A hidratação dos atletas na corrida será realizada através de copos de água individuais, devidamente higienizados e que será disposto em uma mesa para retirada pelo próprio atleta.  Atletas se bike que forem receber hidratação volante das suas próprias equipes, ou seja de pessoas que já estão viajando juntas.
3.16 Nesta edição SERÁ FORNECIDO frutas e isotônicos seguindo a mesma regra de higienização da água. 
3.17 Nesta edição será montado o village com empresas parceiras, ao ar livre e respeitando as regras de biossegurança. 
3.18 Nesta edição não serão realizados shows.
3.19 Nesta edição não será liberada a montagem das tendas das assessorias esportivas. 

Referências: 

  1. OMS não recomenda o uso de máscara durante as atividades físicas: 
Half Marathon PISA - Meia Maratona de PISA - Itália -  11 OUT 2020 
Corrida  teste ABRACEO SÃO PAULO/SP - 25 OUT 2020